sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Tempo e a temperatura

Misericórdia!
Como o tempo passa rápido, ou como algumas coisas andam lento.
A última postagem foi a uma semana! E tanta coisa aconteceu...e ainda espero o dia de partir.
Em primeiro lugar, achamos por bem que minha mulher voltasse para nossa casa em Areia Branca, para cuidar das coisas e principalmente dos filhos e de Galileu. Galileu é um pastor alemão genial, com onze meses de idade, feitos no último dia 5. Sem menosprezar os outros que tive, é o melhor cão que eu já via na face da terra. Neto e filho de cães brasileiros campeões da raça no mundo, o Galileu puxa a estirpe que o gerou.Estupidamente inteligente e mais, carinhosíssimo.Desde que chegou em casa lá em São Paulo, com três meses, aprendeu (aprendeu?????) sozinho que o ralo da área de serviço era o lugar ideal para fazer suas necessidades e nunca fez em outro lugar...ninguém ensinou, ele deduziu.
Além dos motivos óbvios da família e da casa, há também o inicio da safra deste ano de meus cajueiros, no município vizinho de Serra do Mel (trinta minutos de porta a porta), onde tenho cerca de 100 ha. inteiramente plantados com cajueiros e onde ultimo um grande armazém que será a usina de processamento das castanhas.
Ciara foi, Júlia minha filha veio e ainda está aqui, mas voltando a Sampa hoje ao meio dia.
Com ela aqui, o tempo se tornou escasso para tantos passeios e restaurantes e cachaçarias e até mesmo show de Seu Jorge....
Ontem, eu a levei até a escuna e percebi nitidamente o seu espanto com a majestade da Amazônia I.
Aliás, é sempre antagônica essa percepção: majestade em si e pequenez diante do mar.
Finalmente estou nos "finalmentes" para seguir viagem.
Ontem a noite chegou a tripulação que me ajudará a levar o barco para casa -três bahianos de Camamu- terra hoje habitada pelo Pedro Moraes, filho do meu querido, saudoso e imprescindível Vinícius. Pedro foi meu companheiro de cidade: moramos (ele mais tempo) em Arraial D`Ajuda.
Infelizmente só poderei levantar ancoras semana que vem por questões burocráticas: a escuna precisa ser vistoriada e o Comandante da Capitania dos Portos precisa autorizar a viagem e liberá-lo para a viagem
Como ele tem o direito de se afastar para o Rio de janeiro às sextas (hoje...) e só voltar na segunda pela manhã, quem dançou fui eu.
Não que o tempo me incomode...mas a temperatura da alma sobe.
Como nem tudo são expectativas, há prazeres incomensuráveis.
Fui ontem, com o Arnaldo Dias, dono atual da Pousada Pardieiro) visitar a Maria Della Costa. Que mulher reside ali naquela velha senhora, linda de viver, até hoje de uma beleza estonteante, na majestade de seus noventa e poucos!
Papo agradabilíssimo...possivelmente almoçaremos juntos a sagrada feijoada de amanhã, sábado e recitaremos, uníssono, "Porque hoje é Sábado" do véio Vinicius...
Por isso tempo e temperatura.
Se aquele nos agulha, deixemos que esta nos amaine...
`A bientôt, como diria meu vizinho de barco aqui recém descoberto, o velho lobo do mar Michel...
Beijos luizpuechianos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário